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Relatório TP-2 oficina 03

Relatório do TP-2 oficina 03
Formadora: Seane Oliveira Xavier
Disciplina: Língua Portuguesa
Pólo Cidade Nova
Data: 13/05/2010


No dia 13 de maio de 2010, realizamos a oficina de número 03, do TP2 (Análise Linguística e Análise Literária), na sala da UaB (Universidade Aberta do Brasil), iniciamos às oito horas e quinze minutos da manhã, com a participação de 26 cursistas pela manhã e 27 no período da tarde (professores e alguns coordenadores) das escolas: Prof°. Darcy Ribeiro, Irmã Theodora, Acy Barros, Dr. Geraldo Mendes de Castro Veloso, Raimundo José de Sousa, Heloisa de Souza Castro, Josineide da Silva Tavares, Paulo Freire, Artur Guerra Guimarães, Deuzuita Melo de Albuquerque, Anísio Teixeira e São Francisco.
Iniciei explicando aos participantes que o dia da formação foi antecipado (do dia 14 de maio para o dia 13 de maio) por falta de sala para realização da formação. Depois das justificativas, dei as boas-vindas para os cursistas da formadora Cleiry, que neste dia iria participar da formação junto com os professores cursistas do pólo cidade nova. Aproveitei o momento para informá-los que o Departamento de Formação já havia encontrado um formador para compor a equipe de formadores do Gestar II de língua portuguesa, apresentei o professor Edvaldo que também iria participar com agente nesta formação.
Antes da entrega da pauta lembrei os cursistas do pólo cidade nova que havia ficado da formação passada uma atividade para ser socializada (atividade oficina 2 do TP-1), porém observei que estava faltando os professores de algumas escolas, então decidi deixar para o próximo encontro.
Após os esclarecimentos, eu e professor Edvaldo entregamos a pauta e eu fiz a leitura chamando atenção para alguns pontos. Em seguida fiz a leitura do livro “Galileu leu”, de Lia Zatz, uma leitura bem descontraída que chamou atenção dos professores para determinada postura do professor em sala de aula, e de como alguns alunos se sentem diante de algumas leituras oferecidas na escola. Depois passamos para a divisão dos grupos, formamos seis grupos, foi feito um sorteio, em que cada grupo ficou com uma seção para estudo discussão e apresentação.
Às dez horas e trinta minutos, começamos a socialização dos estudos das seis seções. Nas três primeiras foi discutido sobre três tipos de gramática e de ensino (gramática interna e o ensino produtivo; descritiva e o ensino produtivo; normativa e o ensino prescritivo). Nesta última tivemos muitos pontos foram abordados pelos professores, como por exemplo, que as escolas sempre priorizavam o estudo da gramática normativa, em que a única preocupação era ensinar o certo e o errado, desvalorizando totalmente o falar do aluno. Falaram também que o ensino desta gramática ainda hoje é o que recebe maior atenção, porém, com os estudos perceberam que devemos privilegiar o ensino da gramática internalizada, depois o da descritiva e por último o da normativa.
Perguntei a eles se trabalhávamos gramática em nossas salas, responderam que sim, e que trabalhamos as três sem perceber. Fiz outro questionamento - quando tiverem discutindo sobre o trabalho com texto e alguém no momento da discussão falar que acha que deve também se ensinar a gramática, e não ficar apenas com trabalho de leitura e interpretação de texto- disseram que devemos dizer que quando se trabalha com texto, também está se trabalhando a gramática.
Os outros três grupos ficaram com os estudos das seções que discutem sobre frase, oração e período. Não tivemos muitas discussões quanto a esses conteúdos, já que os professores tem domínio deste conteúdo. O que destacamos nestas três últimas seções são as atividades a serem desenvolvidas com os alunos, que os ajuda a compreender a estrutura da frase, orações e períodos, para ajudar o aluno não só a compreender, mais ampliar suas ideias para a produção de textos.
Não conseguimos concluir até o meio dia, ficou o último grupo para o período da tarde fomos para o almoço meio dia e cinco minutos.
Retornamos às quatorze hora e vinte minutos com apresentação do último grupo, em seguida passamos para a segunda parte da oficina, troca de experiência. Os professores que se habilitaram a fazer o relato foram os da e escola Irmã Theodora.
No início do relato os professores, Marciano e Ivonete, esclareceram que realizaram o indo a sala de aula, em vez de um avançando na prática, pois não acharam nenhum dos avançando interessantes, e realizaram o indo a sala de aula da página 103 e104 do TP-1, trabalharam com leitura de algumas imagens seguindo as orientações das páginas citadas. Antes de realizarem o trabalho de leitura das imagens, discutiram com os alunos sobre a linguagem verbal e não-verbal, discutiram com os alunos o que era texto, só depois apresentaram as imagens aos alunos. Em seguida formaram grupos para analisarem as imagens, depois que os alunos fizeram a primeira leitura, os professores elaboraram um questionário para ajudar na analise e leitura das imagens. Os professores, Maciano e Ivonete, avaliaram como positiva a atividade, conseguiram envolver os alunos nas discussões, e compreenderam o que de fato é um texto.
Às dezesseis horas iniciamos a terceira parte da oficina, expliquei para os cursistas que a equipe de língua portuguesa analisou a proposta de atividade da oficina 3, e verificou que a proposta era parecida com a da oficina 2, que consistia na elaboração de uma atividade para os alunos a partir de um determinado texto. Então achamos por bem desenvolver uma atividade de leitura e análise de textos de alunos da rede municipal de ensino, produzidos nas atividades dos Avançando na prática. Nesta proposta, os grupos deverão ler e avaliar o texto que receberam e elaborar uma proposta para revisão e reescrita desse texto. Foram selecionados cinco textos de atividades diferentes.
Antes de começarem o trabalho com os textos foi feito a leitura de fragmentos do PCN de língua portuguesa (cada professor recebeu uma cópia) referente à refacção na produção de textos e à refacção na análise linguística. Neste momento disse aos professores que essa atividade de análise desses textos ajudará o professor no momento da elaboração dos seus relatórios, pois desde o início do programa temos dito que nos relatórios não constam nenhuma observação (análise) quanto aos problemas detectados nos textos dos alunos, e nenhuma propostas de revisão ou refacção desses.
Às dezessete horas começamos a socialização dos grupos, todos apresentaram suas análises e proposta, e no final da apresentação apresentei uma proposta de revisão e refacção para um dos textos trabalhados na oficina, proposta essa elaborada pela equipe do Gestar II (Cleuzeni, Edvaldo e Seane). Abaixo seguem os textos analisados, as propostas dos professores e a proposta da equipe do Gestar II.
Concluímos a nossa oficina às dezoito horas e quinze minutos, novamente o tempo foi pouco, as discussões foram boas, tivemos a participação de todos nas discussões e prometi que na próxima oficina levaria cópias para cada escola, da proposta elaborada pela equipe de língua portuguesa, para ser apreciada com mais calma pelos cursistas. Finalizamos sem fazer uma avaliação, mas faremos no nosso próximo encontro.













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