This awesome blogger theme comes under a Creative Commons license. They are free of charge to use as a theme for your blog and you can make changes to the templates to suit your needs.
RSS

Relatório TP1 Oficina 01

Relatório do TP-1 oficina 01
Formadora: Seane Oliveira Xavier
Disciplina: Língua Portuguesa
Pólo Cidade Nova
Data: 26/03/2010


No dia 26 de março de 2010, realizamos a oficina, de número 01, do TP01 (Linguagem e Cultura), na sala da UaB (Universidade Aberta do Brasil), iniciamos as oito horas e trinta minutos da manhã, com a participação de 31 cursistas pela manhã e 32 no período da tarde (professores e alguns coordenadores) das escolas: Prof°. Darcy Ribeiro, Irmã Theodora, Acy Barros, Dr. Geraldo Mendes de Castro Veloso, Raimundo José de Sousa, Heloisa de Souza Castro, Josineide da Silva Tavares, Paulo Freire, Artur Guerra Guimarães, Deuzuita Melo de Albuquerque, Anísio Teixeira e São Francisco.
Iniciei falando do encontro passado, comentei a avaliação que eles fizeram por escrito (ver relatório do dia 08 de março), e apresentei a eles a nova metodologia para a socialização das unidades estudadas à distância, expliquei que iríamos dividir a turmas em grupos para fazerem o estudo (ler e responder) das unidades e após os estudos eles iriam apresentar para a turma os pontos importantes de cada seção, deixei claro que não estávamos tirando a responsabilidade deles estudarem a distância, mudamos apenas a metodologia da socialização dos estudos a distância, e que é uma forma de fazer com que eles participem mais. Expliquei também que as horas dos estudos a distância serão computadas a partir das atividades entregues (relatórios do avançando na prática, memorial, projeto e outras atividades que surgirem a partir das necessidades).
Após os esclarecimentos entreguei a pauta e fiz a leitura da mesma. Em seguida passei um o vídeo “Chico no Shopping” e abri um espaço para um breve comentário. Os professores falaram do regionalismo, o falar caipira, o estrangeirismo e da valorização cultural.
Passamos para a divisão dos grupos, foram formados cinco grupos:
Grupo I: seções 1 e 2 da unidade 1;
Grupo II: seção 3 da unidade 1;
Grupo III: seção 1 da unidade 2;
Grupo IV: seção 2 da unidade 2;
Grupo V seção 3 da unidade 2.

Às 10 horas fomos para o intervalo, às 10 horas e 15 minutos voltamos e iniciamos as apresentações dos grupos. Todos os grupos conseguiram destacar os pontos relevantes de cada seção, comentaram sobre os textos as atividades. Ao final das apresentações eu só retomei a questão da norma culta e comentei que este termo (nomenclatura) por si só já é preconceituoso, citei alguns autores que discutem sobre o assunto como Carlos Bagno e Stella Mares Bortoni. Na parte da manhã não deu para terminar a socialização dos grupos, deixamos para a parte dos tarde dois grupos.
No período da tarde iniciamos às 14 horas e trinta minutos, com a apresentação dos dois grupos, e para fecha a discussão passei um slide sobre variação lingüística, chamado “só nordestino entende”, depois li um trecho do livro de Carlos Bagno que fala sobre “As Dezcisões para um ensino de língua não (ou menos) preconceituoso” que está no livro “Preconceito lingüístico”.
Finalizamos as apresentações às 16 horas, e logo após surgiu entre os cursistas um comentários sobre uma reunião do sindicato dos professores, que estava acontecendo no auditório da Secretaria de Saúde, que tinha como pauta: a mesa permanente que estava discutindo a reformulação do PCCR e a paralisação de todos os funcionários da rede pública no dia 31 de março. Então disse que não podia liberar uma parte da turma e ficar apenas com alguns, pedi para eles colocarem em votação, então dos 32 participantes 18 votaram a favor de participar e 5 contra, e 9 se abstiveram de votar, como a maioria foi a favor de participar a turma foi liberada as 3 horas e 30 minutos para irem participar e eu os acompanhei. Ficou acertado entre nós que eles iriam realizar a atividades da oficina (leitura do texto e responder as questões propostas) em casa e que no próximo encontro nós iríamos apenas socializar e fazer a avaliação por escrito das duas oficinas e da nova metodologia dos estudos das unidades, já que não tivemos tempo de avaliar.

Marabá, 07 de março de 2010
Formadora: Seane Oliveira Xavier

Gestar II – Língua Portuguesa

1 comentários:

Coisas miúdas ou graúdas disse...

Seane, peguei uma palavra do seu relatório, uma não, duas :)

Votar ou não votar, eis a questão...

Aumentando só uma letra? "voltar"... estamos sempre indo e vindo, não é?

Só para dizer que é preciso voltar às vezes, é preciso... e eu quero voltar e visitar :) --- eu quero.

Um grande abraço, não vou me abster nunca, eu voto em você!


Beijos!

Postar um comentário